quinta-feira, 21 de março de 2013

Enfim calouros!


Dedico este post aqueles que passaram no vestibular de uma universidade pública e agora estão eufóricos com esta nova fase da vida.



Semana que vem irá completar um ano que estou na faculdade e o próximo semestre está chegando, assim como o inverno. O número de disciplinas vai diminuindo e a dificuldade aumentando. É assim a minha realidade no Ensino Superior, e a sua, provavelmente, vai ser assim também. No primeiro dia, o dia dos calouros, as coisas não parecem tão ruins quanto os boatos. Na primeira semana, a excitação de novas disciplinas vai aparecer e tudo vai parecer fácil no início. No primeiro mês, ali vem a primeira prova, como um dragão faminto, ela vem arrancar suas esperanças. Fácil, dizem os professores, estimar o número de grãos de areia da praia de Copa Cabana. No segundo semestre, você vai perceber que de fato, era fácil e agora que está difícil. O mesmo pensamento vai surgir no início de cada novo semestre.




Talvez o reitor da sua faculdade e o diretor geral não sejam presos por desviarem milhões de reais como aconteceu no meu primeiro semestre. Porém, acredite quando eu digo que os trezentos de Esparta parecerão brincadeira de criança quando comparados com a batalha que você vai travar por uma bolsa ou um estágio. Vão aparecer pessoas que você nunca ouviu falar antes, e elas, meus amigos, vão passar na sua frente. Talvez sim, talvez não. No meu caso foi um enorme sim. Você vai viver as grandes falhas do Ensino Público, vai sim. Vai se sentir um merda, vai sim. Mas existirão os momentos bons, não se preocupe. Aquela nota que você precisava e conseguiu tirar, aquele professor que é um cara bem bacana. Os seminários, palestras, trabalhos.Espero que você tenha a sorte que eu tive com meus professores. Comparado com os relatos de alguns amigos meus, que estão cursando outras faculdades públicas, sei que tirei a sorte grande no quesito professores. Eu não podia pedir por professores melhores, ou até, por uma turma melhor que a minha. 


E, meus amigos, dá pra sentir a diferença de uma turma boa e uma ruim de longe. Os professores que o diga. Dei sorte com a minha turma também. Você, se for pobre como eu, vai enfrentar as filas do Restaurante Universitário. Talvez não seja como a minha faculdade, onde o "lanche" é dado de graça, e não é tão ruim quanto você pode pensar, é até bom, alguns dias. Com este reitor provisório, é melhor ainda. Ele deu um fim as almondegas e salsichas de lata. Tirou o iogurte, colocou mingau. Talvez a biblioteca da sua faculdade, aliás, talvez não, com certeza a biblioteca da sua faculdade vai ser melhor que a da minha. Onde existem poucos volumes e os alunos adoram tornar os livros sua propriedade, me forçando a pedir favores aos meus amigos, para que eles peguem tal livro em suas bibliotecas e me emprestem por alguns dias. 

A faculdade vai ser uma grande queda que você vai pegar, dar de boca no concreto, mas sempre vai ter alguém para te levantar. Eu sei que este post não é motivador, mas culpe o meu cansaço. Talvez um dia eu digite algo mais positivo e, realmente, espero não ter acabado com suas esperanças. Só por que isto aconteceu comigo, não quer dizer que vá acontecer com você. Aproveite este período, por que, meus amigos, depois que você se formar e ficar feliz.

Vai começar a ouvir de Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e - é claro - o nosso velho e conhecido Mercado de Trabalho, e....

Nenhum comentário:

Postar um comentário