quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Lucky 13

E ae pessoal, como foram de passagem de ano? o/

Bem, desde 2009 quando eu assistia a 5ª temporada de House, eu ficava louca pra chegar 2013, que eu sabia que seria o meu ano. Pode ser que seja, pode ser que não, mas o fato é, 2013 chegou. Aí eu parei para pensar, imagina quantas pessoas com Triscaidecafobia devem ter se matado na virada de ano, quantas piadinhas ouviremos nas sextas-feiras 13 de setembro e dezembro... Afinal, qual é a do número 13?!





Bem, há várias versões que explicam por que o 13 é um número do azar. Talvez por terem tantas versões que algumas pessoas acreditam de fato nessa superstição.

Uma das mais comuns é o de terem 13 pessoas à mesa. Durante a última ceia, Jesus com mais 12 apóstolos comeram juntos e, logo em seguida, 2 pessoas que estavam lá tiveram mortes violentas, Jesus foi crucificado e Judas se enforcou.

Na mitologia nórdica também, haviam 12 deuses à mesa, e Loki, um espírito do mal e da discórdia apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Qual vai morrer primeiro? rs

No livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, durante o natal, quando os alunos voltam para as casas, Harry e Rony ficam na escola e vão almoçar juntos com os professores, em uma mesa só, por terem poucas pessoas na escola. Com a soma dos dois, almoçavam 13 pessoas na mesa. Ambos levantam ao mesmo tempo, e a professora Trelawney diz que a primeira pessoa que levanta de uma mesa de 13 pessoas morre. Essa passagem me marcou muito quando li, e é um exemplo da superstição aplicada na ~vida real~.

O 13 também pode ser considerado o número da imperfeição, já que o 12 é ~perfeito~, 12 apóstolos, 12 tribos de Israel, 12 meses no ano, 12 constelações do zodíaco... No caso do jantar, novamente, o 13 pode ser uma desgraça, já que por regra geral, conjuntos de jantares são formados por 12 pratos, 12 talheres e 12 copos. Tem lugares que a superstição é tanta que não existe o 13º andar de um prédio, e coisas assim.

Not today, Arya feelings

Sexta-feira 13 é a data mais comum das superstições. Também tem um cunho bíblico, já que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, e a páscoa dos Judeus é comemorada no 14º dia do mês de Nissan, do calendário hebraico...

Mas o mito da sexta-feira 13 também pode ter origem na história da Ordem dos Templários, que foram executados em uma sexta-feira, 13 de Outubro de 1307, por ordem de Filipe IV da França, por serem considerados ilegais e hereges. A obra de Dan Brown, O Código da Vinci, sugere que eles tenham descoberto documentos sobre a linhagem de Jesus Cristo, porém não há muitos documentos sobre a Ordem, só se sabe que eram monges que juraram defender o cristianismo com espadas, o que repercute em vários mitos e lendas a respeito de por que eles foram mortos.

Também há uma lenda nórdica que a deusa da beleza, Friga, cujo nome deu origem a friadgr e friday (sexta-feira em escandivano e inglês, respectivamente), se reunia às sextas-feiras com 11 feiticeiras e o demônio (resultando adivinha? 13, oooh). Depois que os cristãos converteram os nórdicos, a deusa foi endemonizada, e ficou mais uma explicação para a ~sexta-feira 13~

12A, dafuq o.O
Há pessoas que realmente têm medo do número 13, ou de sexta-feira 13, são fobias de verdade, chamadas de Triscaidecafobia e Paraskavedekatriaphobia, respectivamente.

Particularmente, o 13 é meu ~número da sorte~. Pelo menos gosto bastante dele. Há ~coisas~ relacionadas às minhas duas divas inspiradoras relacionadas com o número: a atriz Angelina Jolie tem um XIII (13, em algarismos romanos) tatuado no braço, para mostrar que não é supersticiosa, e Olivia Wilde, em House tem o apelido de Thirteen (13 em inglês)... 





Coincidentemente ou não, 13 foi a bola que me levou à vitória na primeira sinuca do ano de 2013... Será que é um sinal? Não sou supersticiosa, mas se for um sinal, que 2013 venha com tudo!! (Se eu passasse no vestibular em 13º seria muito legal, na boa rs)



Enfim, um ótimo 2013 para todos, com muitas realizações, saúde, amigos, festas, money e muita sorte para todos! o/

Que comece 2013! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário