terça-feira, 19 de junho de 2012

Além da famosa borboleta.




Well, it must be chemical physical.





Física.


SIM. EU, SRTA MARIANNA, FALANDO DE FÍSICA.
O MUNDO NÃO ESTÁ PERDIDO,AMIGOS.
Mas calma que todo esse lero lero vai chegar a um lugar MANEEEERO.


Hoje vamos falar sobre a Teoria do Caos, especialmente um dos fatores chamados
Atrator Estranho acompanhado do top de linha Efeito Borboleta. NÃO FECHEM A JANELINHA AINDA. EU PROMETO QUE VOU SER SUCINTA E QUE NO FINAL VAI SER LEGAL. FICA, VAI TER BOLO.


Muita gente conhece a célebre frase do Efeito Borboleta que diz que "o bater de asas de uma borboleta pode provocar um tufão do outro lado do mundo". E a maioria de vocês provavelmente a ouviu pela primeira vez no filme do Ashton Kutcher,que por sinal é o único decente da série. Mas ok, isso a gente releva. 


O que poucos devem saber é o que realmente significa essa frase. Não, ela não é tão literal assim. A borboleta, na verdade, é uma representação simbólica do gráfico que mede movimentos caóticos aleatórios. Após análises profundas e detalhistas dos pontos do gráfico, diz-se que a imagem formada  é de uma borboleta.


Quem descobriu isso foi o meteorologista e também matemático (e que tornou-se filósofo), Edward Lorenz. Fazendo medições meteorológicas, era prevista uma chuva de verão em Louisiana, porém após a análise sobre o Pacífico foi descoberto um MÍNIMO erro entre a análise das massas de ar, principalmente as do Alaska, e percebeu-se que todas as previsões de chuva que estavam sendo feitas para a região estavam erradas e na verdade, iria acontecer um tornado de dimensões catastróficas em Orlando, o que realmente ocorreu em 22 de fevereiro de 1998.

Com isso, Lorenz construiu um modelo de atractor, que realça a sensibilidade existente no mundo, pois pequenas divergências em massas de ar podem significar mudanças gigantescas nas previsões meteorológicas. Para explicar isso, foi feito um sistema simples de equações que resultam num padrão de complexidade infinita, e esse é o Atractor de Lorenz.

Na matemática existem 3 tipos de Atractores, que referem-se aos comportamentos para os quais um sistema dinâmico pode evoluir.Entre eles destacam-se o fixo, o periódico e o estranho. O último, é o de Lorenz.

Um atractor estranho estipula que o sistema irá flutuar para sempre de um modo não específico, diferentemente dos outros atractores, e sim, de maneira caótica.

E DEPOIS DE TODA ESSA LENGA LENGA VOCÊ PERGUNTA:

PARA QUE A MENINA MARIANNA EXPLICOU TUDO ISSO?

Simples, meu caro.

Estava eu passeando há poucos dias pela iTunes Store, quando encontrei a música FREE da semana. Resolvi baixá-la, despretensiosamente. Qual não foi minha surpresa quando percebi que a música era um BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM de maravilhosa??

A música é da banda Animal Kingdom, e chama-se "Strange Attractor". E tem uma batida SENSUAL d++++. Além dos membros da banda que são :: charmosos (nem são gatos não, mas são fofinhos).


Como eu já disse, a música é divina e eu quero colocar trechinhos pra gente amar.

"The light in your eyes
Well, it's pulling me in

Yeah, it's pulling me in

A heart that's still speeding up
And it's coming again
Yeah, it's coming again
How did it happen?
How did it come?
'cause it's taking me over
It only comes in waves
And then it goes away

Well, it must be chemical"

Acho bem que todo mundo possui outro alguém que é o seu "Strange Attractor" e nos deixa meio perdidos e sem reação assim, mesmo que às vezes sem explicação lógica e algo mais profundo. Bem, estou falando por mim.

A música tem um clipe muito maneiro que expressa toda essa dimensão de atração.

VEM GENTE.


Strange Attractor... Strange Attractor... 


Depois de estarmos todos atraídos fortemente por essa canção divina, eu me despeço sentindo as pragas de vocês por toda essa aula de física no início do post, mas lembrem-se. Cultura nunca é ruim. rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário