Olá meus leitores leais.
Hoje estou aqui com uma missão muito importante. Mais importante que espalhar a vida e a paz mundial.
Estou aqui para difundir cultura, amor e sentimento.
NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSS ARRASEI NESSA ENTRADA.
Estou nessa vibe meio amor, meio vamos olhar as nossas vidas, meio estou para titia. Por isso mesmo apelei para o filme/livro mais lindo do mundo.
ONE DAY
(Um dia, para aqueles que não compreendem meu inglês pobre de ponta)
One Day é o livro do David Nicholls (MUITO MELHOR QUE NICHOLAS SPARKS FICA A DICA PRAZAMIGA) que retrata a vida de Dexter e Emma, um casal de amigos, ao longo de 20 anos.
Aclamado pela crítica e um bestseller, o livro envolve um pouco de comédia, drama e romance.
O livro começa em 1988, na noite de formatura de Em e Dex (tô íntima já). Eles passam a noite juntos, não no sentido de coito, no sentido de estarem juntos mesmo. E isso ganha 192833773338827262 pontinhos comigo, porque amor presencial é lindo.
Depois, cada capítulo vem vindo
como um ano diferente, sempre no dia 15 de julho, que é St.
Swithin's Day. Em alguns capítulos eles se encontram, em outros, só mostra a
vida de cada um, muitas vezes se comunicando por cartas.
O mais bacana do livro é que por mais que se perceba o interesse antigo da Emma pelo Dexter (algumas vezes é mútuo, outras não), a obra em 80%
do enredo, trabalha a relação de amizade forte existente entre os dois. Não é uma
história clichê e possui um final incrível e emocionante. Não é a toa que eu
até choro só de lembrar.
O filme consegue ser relativamente fiel à obra, com algumas falhas, como já é de se esperar de qualquer adaptação. Mas um ponto EXTREMAMENTE positivo é que em cada mudança de ano temos uma música-tema que é exatamente uma música marcante naquele ano, com destaque para ...
THE RHYTHM OF THE NIGHT - 1993.
Nem preciso falar que a
trilha sonora é INCRÍVEL né? Só pela música mencionada acima já dá para
perceber. E a obra de Rachel Portman,que compõe a parte instrumental do filme,é lindíssima.
O enredo é todo muito bem montado, com uma fotografia muito bacana também.
Algum ano é pulado ( O SR DIRETOR ACHOU QUE EU NÃO IA PERCEBER ISSO NÉ? ) mas tudo bem, não faz diferença na lindeza do filme ♥. Acho que é 2004, SE NÃO ME ENGANO. Não aparece na linha do tempo *perfeccionismo chato eterno*.
O pôster do filme tornou-se uma das capas alternativas do livro, e por sinal, é a única capa de livro que aceito a versão cinematográfica e a original.
Durante a trama você vai se apaixonando pelo casal e não há quem não queira apontar na cara do Dex e dizer em algum momento "COMO VOCÊ É ESTÚPIDO
Acho que ver o livro representado assim, nos dá mais um nó no coração. Não existe ninguém que teve um amorzinho platônico e nunca pensou "quem sabe daqui uns 20 anos não vai dar certo? Talvez seja o destino, não agora, mas... depois".
Mesmo nos dando esse tom triste de esperança, acho que o fato da Emma ser tão diferente do Dexter nos aproxima mais da realidade. Dex não é um príncipe encantado (em personalidade, porque tipo assim EM BELEZA É NOTA 182918291), pelo contrário. Ele é depravado, boêmio e imaturo em 90% do filme. Enquanto Emma é focada, mais "certinha", faz seus poemas e é centrada. Esse contraste, essa diferença entre os dois, cria a magia da história, juntamente com o fato de serem amigos.
Casais perfeitos não existem. Você não precisa de alguém que esteja lá sempre para concordar com o que você diz ou faz,ou gostar das mesmas coisas que você e fazer sempre os seus programas. Você precisa de alguém que te tire do sério, que te faça chorar, rir, lembrar de coisas boas e coisas ruins, que te faça mudar em algo errado, que mude POR conviver com você,por valer a pena e não PARA você.Tem que haver diferenças iniciais para se alcançar o equilíbrio final. E é isso que a trama me mostrou. Após esse momento
QUOTES LINDAS E MARAVILHOSAS E TRISTES E PFV ME AMEM DA OBRA
Irei colá-las em inglês mesmo porque não tô afim de traduzir acho que remetem diretamente às cenas do filme e não perdem o teor original. Algumas serão comentadas porque são ♥ amor ♥ demais.
"I'll only be a minute. No playing with yourself while I'm gone." - Emma
Essa primeira quote é bem bacana porque de cara já me lembra o primeiro capítulo. Emma, ainda toda insegura com o fato de "" o cara que sempre babou "" estar na sua cama. Demais, demais, vamos para a próxima.
"If I could give you just one gift, do you know what it would be? Confidence. That or a scented candle." - Dexter
Esse é um dos momentos em que Dex é lindo ♥ amor amor nanãnãnã e não está sendo um babaca. Emma sempre quis ser escritora, mas sua auto estima não era boa o suficiente para acreditar em seu potencial, e ele diz essa coisa fofa, elogios e conselhos fofos + piadinha no final para quebrar a timidez = Selo Nana Premium Plus de Qualidade.
" If I can't talk to you, then what is the point of you? Of us? " - Emma
" I love you, Dex, so much. I just don't like you anymore. I'm sorry. " - Emma
Olha galera, essa última quote é tão linda mas tão linda mas tão linda que eu poderia fazer lindos pensamentos sobre ela o resto da minha vida nesse post. Simplesmente a melhor frase do livro, e divide meu coração junto com a frase final da Summer em (500) Days Of Summer. Embora sejam bem diferentes. Em One Day, relata sofrimento e em (500) Days,tentativa de superação no fechamento da história. Enfim, nota 9,99999999999999999999999999 x 10¹²¹³²³¹³²³¹² essa frase. Queria tatuá-la em mim, mas vai que meu esposo,que espero que um dia terei, olha e pensa: MENINA,QUEM É DEX? .
"Emma: Your wedding invitations are scented?
Dexter: Lavender. Emma: No, Dex, money. They smell of money. "
DEMAIS DEMAIS ESSA. EMMA 23243 X 0 DEX.
" Dexter: I'd still like to read that poetry. What rhymes with Dexter?
Emma: Prick. It's a half rhyme. "
Emma: Prick. It's a half rhyme. "
♥
"Whatever happens tomorrow, we had today." - Emma
Essa quote também é linda demais demais demais, e acaba dando nome a uma das músicas instrumentais da trilha sonora (a principal, lindíssima). Às vezes passa batido no filme porque a gente, nessa altura do filme, já tá morrendo de tanto chorar.
"She made you decent, and in return you made her so happy, so happy, and I will always be grateful to you for that. " - Ian
O personagem é fuén boring, nem merece ser mencionado aqui com detalhes, mas a frase é muito boa também.
"I want a child with the man I love.And if he won't do it, then I want one with you."- Emma
♥ Humor da Em ♥
Olhem só, o filme tem mil quotes maravilhosas, mas irei encerrá-las por aqui.
Agora vamos a dicas para você desfrutar dessa lindíssima obra da melhor maneira.
- Tente ler o livro antes de ver o filme, porque olha...
- Não coma vendo o filme, porque você vai entalar com o choro e morrer
- Não veja o filme antes de uma prova, PRINCIPALMENTE antes de vestibular (fiz isso e pois bem...)
- Leve lencinhos
- Babe no Dex em todos os momentos
- Odeie o Ian
- Me compre o DVD
- Baixe Rhythm Of The Night assim que você acabar o filme, só aceitando como justificativa para a não realização dessa tarefa se você 1. Já tem a música no seu computador, 2. Está se desidratando com possível falecimento. No caso número 2, baixe a música assim que se recompor.
THE RHYTHM OF MY LIFE
QUE QUE VOCÊS TÃO FAZENDO NESSE POST AINDA QUE NÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário