quarta-feira, 13 de junho de 2012

Jaqueta mais que Perfecto



A jaqueta Perfecto foi criada na década de 20 por Irving Schott, e se mantém com as mesmas características praticamente até os dias de hoje. Tradicionalmente de couro preto,gola diagonal e com muitos fechamentos de zíper, as primeiras jaquetas contavam também com um cinto na barra.A primeira foi feita como versão à também tradicional jaqueta aviador, porém mais acinturada e ficou como marca registrada dos motoqueiros. Na década de 40, Schott Bross alterou o modelo, acrescentando-lhe estrelas na região dos ombros.Anos depois a estrela foi retirada. E esse último modelo tornou-se conhecido mundialmente pelo fato de ter sido utilizado por Marlon Brando no filme "The Wild One", o que iria imortalizar esse acessório.











Inicialmente fazia parte apenas do vestuário masculino, acrescentando um ar jovial de "rebeldia" e sensualidade. Saindo das telas do cinema a peça começou a ser utilizada por músicos como Elvis e membros dos Ramones, tornando-se também símbolo de Rock N' Roll.


Elvis na dança da motinha






Em 2009 a jaqueta voltou a bombar nos editoriais de moda e nos corpos de it girls de todo o mundo, trazendo a peça para os guarda-roupas de mulheres de todos os estilos.


Para o vestuário feminino a jaqueta perdeu o tradicional cinto e foram feitas versões mais curtas, tornando-se ainda mais acinturada, com braços bem livres, o que dá flexibilidade para se locomover e movimentar. 






Várias adaptações foram feitas, como novas texturas, estampas, cores e detalhes.












A jaqueta atualmente é uma peça chave que pode ser utilizada tanto num look mais romântico, por cima de vestidos ou num look mais roquinho, com leggings e camisetas.




* inexpressiva como sempre *


O meu amor por essa jaqueta aumentou após ser utilizado no figurino do clipe "Gonna Get Over You" da cantora Sara Bareilles. E quero uma de couro PRA JÁ. Mas como todo mundo sabe, jaquetas de couro custam muitos dinheiro$$$. E esse modelo não é tão fácil de achar, portanto eu só tenho uma de renda :(




Clica que a música é divina e a jaqueta também!





Eu, particularmente que nunca fui muito chegada em jaquetas de couro por achar que fazem perder parte da silhueta, amo demais esse modelo e acho que pode deixar a produção bem mais interessante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário