sexta-feira, 22 de junho de 2012

Escócia







ESCÓCIA














Sim, pessoal. A terra do whisky. (:


Localizada na Grã-Bretanha, a Escócia é um país belíssimo, cheio dos castelos medievais. Banhada pelo Mar do Norte e pelo Oceano Atlântico, só faz fronteira terrestre com a Inglaterra. 


O país é divido em três áreas: as Highlands, ou Terras Altas, ao norte; o Cinturão Central e as Southern Uplands, as Terras Altas Meridionais, ao sul.
É no Cinturão Central que se localiza Edimburgo e Glasgow, as maiores cidades do país, que concentram a maior parte da população.




Edimburgo

Glasgow

Apegada à tradição, a Escócia guarda grandes registros de civilizações passadas: a glória expressa nas lendas e nos castelos medievais. Um exemplo é o Castelo de Dunnotar, construído durante a Idade Média. Conta a lenda que o tal castelo guarda o espírito da "Dama Verde", defensora da feminilidade e dos espíritos da natureza. A "Dama Verde" vaga na cervejaria do castelo, procurando crianças perdidas.

A lenda não faz muito sentido pra mim, porque crianças e cerveja, sabe.. é ilegal. Hm. Mas enfim, lendas nunca fazem sentido.


O belo Castelo de Dunnottar, na Escócia
Castelo de Dunnotar






Mais famoso que a Dama Verde só mesmo o Monstro do Lago Ness, popularmente conhecido por Nessie ♥  
Diz a lenda que, no Lago Ness, localizado nas Terras Altas, vive um MOOOOOOOOOOONSTRO DE 22 CENTÍMETROS criptídeo aquático imenso com muito mais que 22 centímetros, semelhante a um ser jurássico. A região, justamente pela lenda, é o principal foco do turismo nas Terras Altas.

Lago Ness. De verdade.
                      

Intrigante, a Escócia. Hm
Além das lendas e afins, o país também é conhecidíssimo pelos kilts. Sim, aqueles saiotes masculinos super estilosos feitos de lã, e cheios de pregas. Os kilts eram elementos representativos da família 1A (boa piada, boa piada. Só que não) das famílias e clãs da Escócia. Apesar de ser famoso na Escócia, os kilts são, originalmente, irlandeses usado pelos gaélicos no século XVI.

Sintam a sensualidade aflorando

O whisky!
Trata-se de uma bebida realmente alcoólica com até 54% de álcool etílico (muita química na parada). Feita de grãos e, muitas vezes, malte, o whisky (como se escreve o nome da bebida, segundo os escoceses) é uma bebida destilada, envelhecida em barris. Na Escócia há, oficialmente, quatro tipos de whisky:

- Single Malt: é o tipo mais caro e raro de whisky (e também o que tem os registros mais antigos: data de 1494), destilado da cevada. O interessante é que nenhum Single Malt é igual ao outro, não existem dois iguais no mundo.

- Vatted: é uma mistura de dois ou mais Single Malts. É originalmente conhecido por "puro malte".

- Grain Whisky: destilado, principalmente, do milho e do centeio.

- Blended: é o mais popular. Trata-se de uma mescla de Grains e Single Malts. Só pode ser chamado de Scotch se envelhecer num barril por, pelo menos, três anos.



Já que estamos falando de bebedeira e pãns, isso nos leva ao...
Festival de Edimburgo!

This is the rhythm of the night.
Criado em 1947, o festival de Edimburgo é uma série de festivais cult, tipo festival literário, musical e de cinema, com dança e teatro. ou mesmo só mais um motivo pra juntar a galera do guetto e beber. Com muitas apresentações de rua, o festival é considerado o maior do mundo, recebendo até um milhão de pessoas anualmente, em meados de agosto.

                                                    


Já que tudo o que a gente por aqui (eu, Nana, Hansen e Lelena) envolve comida ou música, eu não poderia deixar de falar de um dos dois. Prefiro música. :)
Escolhi, então, duas bandas escocesas que eu adoro.


Franz Ferdinand



I can't stop feeling, no I won't stop feeling. pã pã pã pã pã pã 

A banda, formada por Alex Kapranos, Bob Hardy, Paul Thomson e Nick McCarthy, é de Glasgow. Formada em 2002, o Franz Ferdinand tem um estilo Indie Rock fofíssimo, com várias músicas nos primeiros lugares das paradas britânicas, como Do You Want To e No You Girls. Curtam aí essa última.




Travis

Travis é amor amor. A banda é, também, de Glasgow. Formada em 1991 por um grupo de estudantes de arte, o nome da banda veio de uma homenagem a um personagem de "Paris, Texas". Também na linha do Indie, Travis caracteriza-se pela pegada relax-fofa das canções. Segue aí "Closer".







Muita coisa boa na Escócia, né?
Escócia é amor.
O que coloquei aqui é só uma parte de tudo o que o país tem pra oferecer.
Se eu for pra lá, não volto nunquinha (:




Um comentário: